BASILEIA, SUÍÇA

A FITA CAI NUMA NOVA ORG IDEAL COM CARACTERÍSTICAS ESPECIFICAMENTE SUÍÇAS

25 DE ABRIL DE 2015

A Suíça é um país há muito famoso pela sua exímia destreza em variadíssimas áreas, desde relógios a canivetes e a iguarias culinárias que continuam a causar inveja em todo mundo.

Coerente com a ênfase intransigente na qualidade, a primeira Organização (Org) Ideal de Scientology na história fantástica daquela nação europeia abriu as suas portas a um público grato, no sábado, numa cerimónia de inauguração histórica cravejada de dignitários na pitoresca cidade suíça de Basileia.

«Agora chegamos a um ponto de viragem, há muito aguardado, na história da Europa. Um momento em que uma fita cai numa nova Org Ideal e, assim, assinala uma nova era de tolerância, fraternidade, compaixão e poder espiritual. Um momento deslumbrante que nunca será esquecido enquanto os sóis brilharem e os planetas girarem.» — Sr. David Miscavige, Presidente do Conselho do Religious Technology Center

A mais recente Igreja Ideal de Scientology está localizada no joelho do rio Reno, na região em que fazem fronteira três países: a França, a Alemanha e a Suíça. A Scientologists de cantões de todo o país juntaram-se outros vindos da França, Alemanha e Itália, para estarem presentes na grandiosa inauguração do dia 25 de abril.

Para marcar convenientemente a importância do momento, o Sr. David Miscavige, Presidente do Conselho de Religious Technology Center, resumiu o significado da inauguração de Basileia ao dirigir-se aos presentes — afirmando que as novas instalações dão um significado completamente novo à expressão «Swiss-made».

O Sr. Miscavige prosseguiu: «Agora chegamos a um ponto de viragem há muito aguardado na história da Europa. Um momento em que uma fita cai numa nova Org Ideal e, assim, assinala uma nova era de tolerância, fraternidade, compaixão e poder espiritual. Um momento deslumbrante que nunca será esquecido enquanto os sóis brilharem e os planetas girarem.»

A nova Org Ideal de Basileia fica na Burgfelderstrasse, a poucos quarteirões da fronteira Franco-Suíça, no distrito da Grande Basileia-Oeste. As instalações, com 4645 m², têm um estilo genuinamente moderno e suíço. A apenas alguns minutos do centro da cidade, irá proporcionar serviços de Scientology e um ponto de encontro comum na zona em que os três países fazem fronteira.

A inauguração serve para dar continuidade à dinâmica gerada pelo extraordinário crescimento internacional da religião, com a proliferação de Igrejas Ideais em todos os continentes a conduzirem a uma enorme expansão na última década.

No sábado, juntando-se aos paroquianos de Scientology e aos oficiais da Igreja, estiveram presentes dignitários representativos de todos os níveis do panorama cultural suíço. Entre estes dignitários estiveram presentes Robert Mezey, da Justiça Federal da Suíça, (reformado); o Professor Johann Bauer, da Universidade Ludwig Maximilian; e, finalmente, Ayhan Seker, Vice-Presidente da Comissão Muçulmana de Basileia.

O Sr. Mesey talvez tenha resumido da melhor forma o espírito da ocasião quando disse: «O vosso Fundador, L. Ron Hubbard, uma vez profetizou que “No dia em que pudermos confiar plenamente uns nos outros, haverá paz na Terra.” Hoje, para os cidadãos de Basileia, e de acordo com o que consta no maravilhoso livro escrito pelo vosso Fundador, a Burgfelderstrasse tornou-se “O Caminho para a Felicidade”.»

A colocar esta nova Org Ideal no contexto da comunidade diversificada da cidade esteve o Sr. Seker, que observou: «Basileia é uma cidade multicultural. As nossas muitas comunidades religiosas praticam as suas crenças livremente e cooperam bem em conjunto. É por esse motivo que gosto de viver aqui, neste centro de tolerância. Na verdade, vós valorizais a santidade da tolerância religiosa e fomentai-la através do vosso exemplo. Ao proceder assim, ajudais a manter acesa a chama do respeito religioso na nossa cidade.»

A responsabilidade humanitária de grande envergadura marcada pela abertura da Org Ideal não passou despercebida ao Professor Bauer, que destacou o seguinte: «Esta Org Ideal é um bastião para todos os programas sociais. Sim, com a abertura desta Org Ideal, tendes a responsabilidade de torná-la um bastião do bem nas colinas de Basileia. E creio piamente que o ireis fazer.»

___________________

A nova Org Ideal de Basileia proporciona a todos os visitantes uma introdução à Dianética e a Scientology, começando pelo Centro de Informação Pública. Os seus expositores interativos, contendo mais de 500 filmes, apresentam as crenças e práticas da religião de Scientology e a vida e legado do Fundador, L. Ron Hubbard.

O Centro de Informação também oferece uma descrição pormenorizada dos muitos programas humanitários patrocinados pela Igreja. Estes incluem uma iniciativa mundial de educação para os direitos humanos; um programa amplo de educação, prevenção de drogas e reabilitação de toxicodependentes; uma rede global de literacia e centros de aprendizagem; e o programa dos Ministros Voluntários de Scientology que representa agora a maior e mais independente força de socorro mundial.

O Centro está aberto de manhã à noite para que os visitantes o visitem no seu tempo de lazer e regressarem tão frequentemente quanto queiram.

A Org Ideal de Basileia também dispõe de uma capela onde se realizam reuniões congregacionais de Scientology, incluindo serviços dominicais, casamentos e cerimónias de batismo, bem como uma série de eventos comunitários abertos a todos os membros de todas as confissões religiosas. A Igreja tem ainda várias salas para seminários e aulas, para além de um andar dedicado todo ele à audição de Scientology (aconselhamento espiritual).