Em setembro de 2004, a Igreja de Scientology de Espanha abriu no centro de Madrid, com 6000 pessoas reunidas para celebrarem a nova Igreja. Outrora o lugar da supressão religiosa, a Espanha saudou agora Scientology ao país, com altos dignitários da religião, de direito e dos direitos humanos todos a proclamarem Scientology como a esperança do seu país.
O momento crucial foi quando o Sr. David Miscavige saudou os milhares de pessoas na assistência à sua nova Igreja, uma Igreja que ele tinha concebido e trazido à existência e que acabaria por resultar diretamente em reconhecimento religioso completo para Scientology na Espanha:
“Espanha e o seu povo, teve um lugar muito querido no coração de L. Ron Hubbard.
“Mas para além de tudo o que existe, é claro, tudo quanto este dia significa não só para os nossos membros espanhóis, mas para os Scientologists em todo o mundo.
“Porque, se a Espanha foi uma terra onde o nosso Fundador acendeu uma tocha de liberdade, é também uma terra onde vocês mantiveram viva essa chama.
“Através dos dias mais difíceis, a superar obstáculos intransponíveis contra as probabilidades opressivas, vocês demonstraram na acção a essência destas palavras do nosso Fundador:
“ ‘O velho deve dar lugar ao novo, a falsidade deve ser exposta pela verdade, e a verdade, apesar de combatida, no fim acaba sempre por prevalecer.’
“Assim, com a mais profunda gratidão, em nome dos Scientologists de todos os cantos do globo, este é um dia que nós celebramos o que a vossa dedicação, integridade e persistência dos ideais agora significarão para todos os cidadãos de Espanha.”
E com isso, a fita foi cortada e milhares de pessoas entraram na nova Igreja de Scientology de Espanha.
Depois de uma batalha que durou décadas, numa decisão histórica no dia 31 de outubro de 2007, o Tribunal Nacional Espanhol decidiu a favor da Igreja, concedendo à Igreja de Scientology de Espanha o pleno reconhecimento religioso e a afirmar o direito à liberdade religiosa. Além disso, o tribunal determinou que a Igreja Nacional fosse inscrita no Registo de Organizações Religiosas.