RUSTENBURG, ÁFRICA DO SUL

LIBERDADE DA TOXICODEPENDÊNCIA CHEGA A ÁFRICA COM O GLORIOSO NOVO CENTRO NARCONON

30 DE DEZEMBRO DE 2023

Confrontando diretamente a crescente crise das drogas em África está um espetacular centro de reabilitação do Narconon Continental que abre num ambiente privado, pacífico e idílico — uma antiga reserva de caça que ocupa 210 hectares de savana africana. A inauguração foi possível devido a contribuições generosas de membros da Associação Internacional de Scientologists.

No dia 30 de dezembro de 2023, cerca de 1600 convidados juntaram‑se num sábado ensolarado para a entusiasmante cerimónia de Inauguração do Narconon Continental, Centro de Treino e Reabilitação de Toxicodependentes para a África. Eles vieram de perto e de longe para ajudar a inaugurar o novo Narconon impressionante, e ouvir dignitários locais, regionais e nacionais que elogiaram não apenas as instalações vastas e magníficas, mas também os objetivos transformadores que podem ser alcançados agora que o complexo de última geração abriu.

Dignitários de toda a África do Sul juntam‑se a representantes da ABLE e Narconon para inaugurar o novo Narconon Continental África.

Reclamar vidas da toxicodependência requer um ambiente livre de distrações, e o novo Narconon proporciona isso de formas que apenas o Continente Mãe pode fazer. Narconon África situa‑se ao fundo das Montanhas Magaliesberg, em 210 hectares de savana, onde manadas de girafas, zebras e uma variedade de espécies de antílopes correm à solta — os quais são todos visíveis das plataformas de observação do centro com vistas panorâmicas sobre toda a savana. Entre o ambiente sereno e as maravilhas da natureza, o extenso campus compreende 27 edifícios especificamente concebidos para a entrega do inovador programa de reabilitação de toxicodependentes com base nas descobertas e escritos de L. Ron Hubbard.

Localizado centralmente, no município de Rustenburg da província do noroeste, o Narconon Continental proporciona um ambiente tranquilo para a sua reabilitação a menos de duas horas de Joanesburgo e de Pretória. Além disso, o centro não só albergará dezenas de estudantes de cada vez no programa, como também servirá como um centro de treino para a criação de instalações do Narconon em todo o continente.

Assim, este novo e surpreendente centro Narconon irá expandir uma crescente rede de Narconon mundial que está a libertar os indivíduos do abuso de drogas e abuso de substâncias.

Responder ao apelo de ajuda contra o flagelo do abuso, foi o tema frequente durante a inauguração. Por isso, Narconon África chega numa altura e lugar em que isso nunca foi tão necessário.

Um em cada cinco adultos sul‑africanos atualmente consumem drogas ou álcool, criando um total espantoso de 10 milhões de pessoas viciadas. Dos que procuram ajuda e que passam por outros programas de tratamento de drogas, há demasiadas recaídas e acabam por voltar à reabilitação um ano mais tarde, um problema com o qual as autoridades continuam a ter dificuldades.

Entre os dignitários e criadores de mudanças presentes na inauguração estava a Sra. Nozibele Makanda, a Chefe Nacional dos Serviços Municipais de Saúde. Ela reconheceu a “crise tripla que aflige a África do Sul: a pobreza, o desemprego e a desigualdade”, mas ela disse que a raiz subjacente a todas as três era a toxicodependência. O resultado, segundo a Sra. Makanda, é “um certo nível de desamparo em lidar com a toxicodependência.

“Mas hoje posso dizer com gratidão que o nosso chamado foi atendido com este maravilhoso novo Narconon! Com o Narconon, acredito que podemos ajudar os nossos jovens a perceber o seu potencial sem qualquer interferência”, disse ela, acrescentando que, com a função dupla do centro para treinar novos especialistas em droga, “veremos um ressurgimento nas nossas comunidades e assim, através das vidas que em breve serão salvas, Narconon tem o poder para devolver à África o seu potencial glorioso!”

O Sr. Eugene Ngoetjana, Secretário‑Geral do BRICS África do Sul (Aliança Internacional), partilhou a sua impressão do novo centro como “um lugar mágico, cheio de ferramentas de autoajuda e de vistas magníficas sobre as montanhas, que parecem ter sido esculpidas pelos deuses.

“Este novo centro comunica esperança, resiliência e o poder transformador da reabilitação para inspirar uma mudança duradoura. Traz as ferramentas necessárias para combater a toxicodependência. Narconon significa menos drogas, menos crime e menos dinheiro nas mãos erradas para perpetuar o mal. E esse é o catalisador mais poderoso para a mudança que se possa imaginar”, ele proclamou, com grandes aplausos.

O Sr. Thamsanqa Maqubela, um erudito internacionalmente reconhecido, Diretor Executivo e Fundador do South African Council for Graduates, disse à multidão que, em África, “60 por cento dos jovens estão desempregados e mais de 50 por cento dos graduados da faculdade não conseguem encontrar um emprego.

“Os estudos mostram que as drogas de rua, o álcool e as drogas de prescrição são mais predominantes entre os sem emprego. Tenho visto drogas destruir grupos, deixar pessoas sem esperança e destruir os seus futuros”, disse ele. “E, durante todo esse tempo, senti que não havia nada que eu pudesse fazer. Isso foi até que me apresentaram um vislumbre de sol e esperança… Narconon.

“Através desta tecnologia salva‑vidas do venerado L. Ron Hubbard, vocês estão a fortalecer os nossos graduados. Estão a conduzi‑los para longe do sofrimento e a movê‑los para alturas de liberdade que mal se pode imaginar. O meu coração está cheio de alegria para o futuro brilhante que virá através deste novo Narconon África.”

A Sra. Busisiwe Memela é a Diretora Executiva da South African Social Security Agency, uma agência nacional do governo sul‑africano confiada sob mandato para administrar assistência social e benefícios de pensão para os cidadãos sul‑africanos.

“Ao longo da minha vida e trabalho em desenvolvimento social e serviço público”, disse ela à multidão, “observei dois factos nus e crus. Um: o vício destrói vidas. E dois: há uma procura cada vez maior de soluções eficazes. As nossas comunidades precisam de ajuda.

“O facto é que, no Narconon, vejo um parceiro forte. Um parceiro com quem eu posso trabalhar para quebrar o telhado de vidro da reabilitação. Vamos mudar o nosso país — rua a rua, e comunidade a comunidade”, acrescentou a Sra. Memela. “Tem sido dito que nos céus mais escuros vemos as estrelas mais brilhantes. Por isso, hoje, toda a África do Sul brilha.”

O orador final, o Bispo Thabo Mapela, vice‑Presidente do South African Christian Ministers Council, resumiu a esperança que este novo centro de reabilitação de toxicodependentes traz para a África. “Eu vejo um programa altamente eficaz que dá ao Homem o conhecimento e o poder para assumir o controlo da sua vida. Vocês fornecem conhecimento que pode ajudar a trazer as pessoas de volta a Deus e reverter o declínio moral da sociedade.

“E agora, com estas instalações prístinas, é óbvio porque é que vocês reabilitam vidas como ninguém no campo do tratamento da dependência”, declarou o Bispo Mapela, recebendo crescentes aplausos. “O nosso país e o nosso continente precisam disto. O nosso grande líder, Mandela, disse: ‘Ser livre não é apenas livrar‑se das suas correntes, mas viver de uma maneira que respeite e melhore a liberdade dos outros.’ E é isso que vejo neste novo centro Narconon.”


O Narconon festeja mais de 50 anos a salvar vidas, tendo centros em mais países do que qualquer outro programa de reabilitação de toxicodependentes no mundo, com uma rede global que abrange seis continentes.

O Narconon é único entre os programa de reabilitação de toxicodependentes na medida em que oferece uma retirada não médica e sem drogas para pôr um fim à toxicodependência. O método desintoxicante do Narconon baseia‑se na descoberta de L. Ron Hubbard, que descobriu que os resíduos de drogas permanecem nos tecidos adiposos do corpo muito depois do consumo de drogas. Este processo de descoberta importante livra o corpo dessas substâncias tóxicas. Também único no programa é o facto de se dirigir à dor física e mental que fez com que a pessoa recorresse às drogas em primeiro lugar, ajudando a assegurar que nunca mais regresse às drogas.

Hoje, milhares e milhares de graduados do Narconon levam vidas livres de drogas.


O novo centro Narconon Continental na África do Sul, está agora entre os pilares de uma rede de Narconon chefiada pelo Narconon Arrowhead, o principal centro de reabilitação de toxicodependentes e de treino internacional localizado no sudeste de Oklahoma e que representa a maior instalação do mundo do seu tipo. A rede inclui ainda o Narconon Continental Europa, no idílico Lago Arresø na Dinamarca; o Narconon Continental para a América Latina, numa fazenda histórica em Villa Victoria, México; o Narconon Continental Reino Unido, situado numa propriedade rural em East Sussex; o Narconon Suncoast no meio de uma propriedade florestal serena de 3 hectares em Clearwater, Florida; um Narconon para servir os artistas e líderes numa herdade no topo de uma colina em Ojai, Califórnia; e Narconon Nepal na sombra dos Himalaias no topo do Pico Hubbard, nomeado em honra de L. Ron Hubbard.

Para mais informações, visite narconon.pt.