«Como polícia de patrulha sabe o que está a levar ao crime», disse um chefe de departamento de agência da lei. Ao descrever o denominador comum das drogas na maioria dos crimes, ele refletiu o conhecimento das forças policiais mundialmente que frequentemente sentem que estão a lutar uma guerra invencível contra as drogas.
A consciencialização amplamente espalhada da relação causal entre as drogas e o crime tem trazido as agências da lei às centenas até à Fundação para um Mundo Sem Drogas e o seu programa A Verdade sobre as Drogas.
Os Agentes de Polícia Responsáveis pelos Recursos Escolares e outras pessoas envolvidas na educação sobre as drogas acham que os materiais se encaixam nas suas necessidades: abrangentes, fáceis de administrar, interessantes para os jovens e adultos, e facilmente disponíveis. E funcionam. A resposta mais comum é que os jovens se ligam com estes e que as suas imagens diretas e sem disparates de jovens a falarem aos jovens. Um agente da lei que usa o programa escreveu que os materiais ocasionam «consciencialização sensível» de drogas numa forma que não é acusatória.
«(...) grande assistência para profissionalizar os workshops sobre a prevenção das drogas dadas às escolas na Cidade do México.»
«Desejo expressar a minha mais sincera gratidão pelo curso A Verdade sobre as Drogas dado aos membros da Coordenação de Programas de Segurança Escolar, que foi de grande ajuda para profissionalizar os workshops sobre prevenção de drogas que estamos a dar nas escolas da Cidade do México. Também vos quero agradecer pelos materiais que providenciais que estão a beneficiar as pessoas que estamos a alcançar através destes workshops.»
— Subdiretor, Unidade de Segurança Escolar do Ministério da Segurança Pública, Cidade do México