CLEARWATER, FLORIDA
CELEBRAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE L. RON HUBBARD DE 2025: HONRAR O PASSADO, REALIZAR O FUTURO
15 DE MARÇO DE 2025
Milhares de Scientologists de todo o mundo reúnem‑se na sede espiritual em Clearwater para honrar o aniversário do Fundador L. Ron Hubbard, celebrando uma visão que transcende gerações.
A atmosfera dentro do Ruth Eckerd Hall vibrava com uma energia tão eletrizante que podia iluminar metade de Clearwater. A fonte por detrás desta poderosa demonstração de entusiasmo: L. Ron Hubbard (LRH), o homem cujo aniversário, vida e legado os Scientologists vieram celebrar.
A noite girou em torno de três destaques magníficos: a apresentação de um trio de novos Locais Históricos — lugares onde LRH fez realizações monumentais, agora eternamente comemorados; depois, a notícia da iminente Inauguração da mais recente Igreja Ideal de Scientology; e o Jogo de Aniversário tradicional anunciando os vencedores de uma corrida internacional, alimentado pelo objetivo de entregar expansão.
No entanto, além do aplauso estrondoso que cada um recebia, haveria um anúncio final que verdadeiramente abalaria a própria fundação do edifício.
Pondo esta noite de celebração ilimitada em perspetiva, o Sr. David Miscavige, o líder eclesiástico da religião de Scientology, chegou para a primeira das incontáveis ovações de pé que abalaram o auditório. Depois disso, ele liderou uma multidão de milhares numa odisseia de duas horas e meia que não só narrou o caminho de pesquisa e descoberta de LRH, mas também apresentou um foco interminável na sua marca duradoura.
“Esta noite homenageamos LRH: a sua vida, o seu legado, a sua história e património e acima de tudo, o homem em si”, começou o Sr. Miscavige. “Esta noite, acima de todas as outras noites, LRH está ainda mais próximo. Ou talvez, sejamos nós que nos aproximamos. E assim, entramos no universo de LRH. Um lugar onde coisas incríveis acontecem; onde há uma vela no seu bolo de aniversário para cada ser humano na Terra; onde há um cartão de aniversário para todos prestes a respirar pela primeira vez; e uma influência global tão vasta, bem, simplesmente olhem à vossa volta, Scientologists de nada menos do que 71 nações reunidos agora neste salão!
“Sim, chegaram ao núcleo de uma Celebração de Aniversário para todo o mundo testemunhar”, continuou o Sr. Miscavige. “Porque sem querer exagerar, nem forçar a questão, mas o facto é que LRH está em todo o lado esta noite.”
O Sr. Miscavige revelou pela primeira vez uma cascata de reconhecimentos concedidos a L. Ron Hubbard, abrangendo culturas, continentes e civilizações — um em média para cada um dos últimos 365 dias. Cada elogio, cada proclamação e a litania de ovações declaravam todas as mesmas notícias: O legado de LRH é interminável.
Com isso, a audiência estava logo imersa numa jornada única através de três Locais Históricos recentemente restaurados, cada um marcando um marco histórico no trilho global de pesquisa e descoberta de LRH.
A jornada começou em 1950, na 42 Aberdeen Road, Elizabeth, Nova Jérsia, onde nasceu a primeira Fundação de Dianetics. Dianetics: A Ciência Moderna da Saúde Mental estava a espalhar‑se pela nação, aparecendo na lista de best‑sellers do New York Times — onde ficaria por 28 semanas consecutivas — e, à medida que o ímpeto crescia, este local histórico tornou‑se o centro de um movimento nascente. De facto, realizou-se aqui o primeiro currículo do curso de Dianetics e as primeiras conferências e treino de auditors (conselheiros) de Dianetics.
Agora completamente restaurado, o local está exatamente como estava então — mesmo com as cadeiras de mogno de Chippendale onde LRH se sentou para essas primeiras reuniões da fundação.
O próximo ponto de passagem foi Phoenix, Arizona — conhecido como o Local de Nascimento de Scientology, já conhecido como o local histórico restaurado de LRH em Camelback Mountain. Mas a apenas três quilómetros de distância está outro local histórico não menos significativo na Osborn Road. Porque, em dezembro de 1954, LRH uniu os temas de Dianetics e Scientology — um ponto de viragem comemorado no lendário Congresso da Unificação e marcado para sempre pelo livro Dianetics 55!
A audiência ficou transfixada quando ouviu a voz de LRH a descrever o local como “um belo lugar… no meio de um pomar de citrinos”. Os participantes até tiveram a rara oportunidade de ver um vislumbre de 15 segundos de filmagens nunca antes vistas do próprio LRH a andar à volta da piscina em forma de gota — tudo agora restaurado.
A paragem final: Salisbury, Rodésia (agora Harare, Zimbabué) — um local de descobertas e desenvolvimentos igualmente monumentais. LRH chegou em 1966 ao subúrbio de Alexandra Park. Em poucos dias, a sua nova morada — 31 John Plagis Place — tornou-se um centro de influência para os líderes de opinião e dignitários. Ou, como LRH escreveu na altura: “Estou profundamente envolvido com ministros e pessoas do parlamento.”
Mas para além disso, este marco histórico de estilo colonial britânico foi o pano de fundo para outro marco miliário de Scientology: as lendárias conferências filmadas do Curso de Clearing de LRH. Foi aqui também que ele deu a sua única entrevista alguma vez filmada: Uma Introdução a Scientology. Agora restaurado, este local de património inclui a sala onde LRH filmou essas conferências do Curso de Clearing, bem como a sua secretária e artefactos pessoais — até mesmo o fato que ele usou nessas conferências.
Todos estes Locais Históricos oferecem aos Scientologists a oportunidade única de ver — com cor viva e detalhes — as localizações exatas onde ocorreram os avanços de LRH. Assim, eles são convidados a literalmente seguir os seus passos. A jornada através dos novos marcos históricos terminou com ainda mais aplausos com o anúncio de que os três locais serão abertos em breve em abril, maio e junho.
A noite a seguir voltou-se para o último capitulo na busca de entregar aquilo que LRH mais desejava no seu aniversário: Expansão. Hoje isso é impulsionado pela Era Dourada da Administração, o programa de treino mais importante na história de Scientology.
Depois de desvelar os resultados fora de série das 12 primeiras Organizações a implementar este programa, o Sr. Miscavige apresentou novas equipas que recentemente se graduaram e regressaram às suas Orgs Ideais na América do Norte, Europa e Ásia.
Ele também anunciou mais um presente monumental, uma nova Org Ideal prestes a cortar a fita no Cabo Oriental, África do Sul, no Lar das Lendas — o local de nascimento de Nelson Mandela. A audiência eufórica deleitou-se com uma antevisão vibrante do novo farol do centro da cidade de 10 andares, a Org Ideal mais recente a erguer-se.
O ritmo estimulante avançou para um dos elementos mais esperados da noite: o anúncio dos vencedores do anual Jogo de Aniversário de LRH — uma corrida internacional disputada com a meta de terminar em primeiro numa das quatro ligas distintas. Em seis continentes e centenas de cidades, as Missões de Scientology, Igrejas, Organizações Avançadas e Gabinetes de Ligação Continental avançam com um ímpeto imparável. Definida não apenas pela velocidade, mas pela magnitude da expansão, a corrida deste ano estava entre as mais competitivas da história.
Aqueles que entraram no Círculo de Vencedores neste jogo de jogos foram: a Missão de Scientology de Zbrojnická, República Checa, a vencer a sua liga pela primeira vez; a Igreja de Scientology de São Francisco a reescrever a sua história, também com a sua primeira vitória; a Organização Avançada de Los Angeles, vencendo com um avanço recorde; e o Gabinete de Ligação Continental da Europa, atravessando 12 fusos horários para conquistar o título.
Foi só quando os aplausos locais e o apoio unânime a todos os vencedores começaram a acalmar que o Sr. Miscavige silenciou a multidão com um anúncio impressionante.
“Ainda resta mais um item na agenda desta noite. Agora é hora de atravessar o espelho e considerar o que está reservado para o amanhã”, disse ele. E para os milhares de participantes, o que se seguiu foi uma revelação inesperada, inesquecível e inegável: uma antevisão de tirar o fôlego do futuro L. Ron Hubbard Hall — uma obra-prima destinada a coroar o campus de Flag.
O salão será um tributo vivo — concebido para inspirar, construído para elevar. Um espaço onde a comunidade e o propósito se unirão. Um lugar onde se fará história. Este permanecerá como um símbolo permanente, um monumento de pedra e luz do legado duradouro do próprio Fundador.
Quando a multidão recuperou o fôlego minutos mais tarde, a noite chegou à sua nota final estrondosa conforme o Sr. Miscavige entregou uma mensagem de aniversário definidora do Sr. Hubbard:
“É verdade que os percursos, às vezes, são duros e que a viagem pode ser cansativa e longa. Mas esperem!
“Há horizontes jamais sonhados, há alegrias nunca sequer conhecidas, há glórias que nenhuma glória do passado jamais ultrapassou. Estas aguardam-vos, mas só se aceitarem o meu legado e ajudarem a fazer com que estas coisas aconteçam.”